Contando as brasileiras e uma portuguesa que deu as caras por aqui, foram cinco: Pedra sobre Pedra (1992), Estrela-Guia (2001), Além do Horizonte (2014), Valor da Vida (2018) e Nos Tempos do Imperador (2021). E são todas da Rede Globo, exceto Valor da Vida, que é europeia, mas tem atores brasileiros no elenco e foi exibida pela Band (em 2022).
Só a primeira delas, porém, deu maiores créditos e destaque à região. Pedra sobre Pedra, além de mergulhar nas paisagens naturais, buscou incorporar elementos da cultura local na história. O garimpo, o coronelismo, as disputas políticas e as crendices do povo da Chapada apareceram constantemente ao longo dos 179 capítulos do folhetim protagonizado por Adriana Esteves, Maurício Mattar, Renata Sorrah e Lima Duarte.
As demais produções da telinha apenas mencionaram ligeiramente o destino turístico. Ou nem creditaram sua real localização. Em Estrela-Guia, por exemplo, o nome “Chapada” não aparece: seus atrativos são usados apenas como locações para a fictícia comunidade alternativa Arco da Aliança.


FONTES: livros Dicionário da TV Globo (volume 1: programas de dramaturgia e entretenimento; Brincando de Casinha: 44 anos trabalhando em produção de arte na TV brasileira, de Ana Maria de Magalhães; Maria Dusá, de Lindolfo Rocha; sites memoriaglobo.globo.com e observatoriodatv.com.br





